Parceiros

Information about of different web hosting plans. Users submitted reviews for inmotion hosting company.

Atividades -EcoApostila com sugestões educativas para trabalhar a inclusão escolar

Imprimir
Criado em 28 Maio 2013 Data de publicação

 

                  Generosa - o personagem faz parte da Turma do Lixão

Autoria: Luciana Ribeiro 

Ilustração: Juliana Ribeiro

 

 

Para professores e alunos:


1ª atividade: Plantar uma horta na escola para favorecer o contato com os colegas, com os educadores e com o meio ambiente (Explorar cores, sabores, texturas e outras situações importantes para o desenvolvimento dos alunos em geral); link sugestão (Manual para as escolas)/ http://www.turminha.mpf.gov.br/para-o-professor/para-o-professor/publicacoes/Manual-da-horta.pdf


2ª atividade: Preparar uma trilha senso perceptiva – envolver os alunos por meio de uma floresta artificial que poderá ser organizada numa sala grande, nela, poderão ser jogadas algumas folhas secas, água, pedra, flores e outros para simular a existência de uma área verde que precisa ser preservada pelos alunos;


*Passo importante: Os alunos serão envolvidos da seguinte forma: colocar uma venda ou pano de cor negra nos olhos dos alunos, assim, o educador estará conduzindo-o durante o passeio na floresta. Ele poderá caminhar e tocar com suas mãos os elementos da natureza, como por exemplo: sentir a água da cachoeira e ainda poder experimentar o sabor de uma fruta.


*Passo importante: Depois que terminar o passeio pela floresta, os alunos poderão ser reunidos numa roda feita no chão com almofadas que estejam disponíveis para se acomodarem – e pedir para comentarem o que sentiram durante o passeio – momento para abordar a importância de assuntos temáticos (respeito pelos colegas e pela preservação dos animais, das florestas e das próprias cidades em que vivem). Suas opiniões poderão ser escritas dentro de corações de papéis e colados numa árvore confeccionada de papelão e, assim, cada um deles sentirá que sua colaboração social faz a diferença no planeta Terra.


3ª atividade: Organizar um Calendário de Compromissos sociais (registrar os compromissos ou as opiniões críticas num cartaz confeccionado pelo educador e pelos alunos). Construí-lo da seguinte forma: compartilhar opiniões entre os colegas sobre assuntos inerentes ao bullying, como: não xingar e nem agredir seu colega no ambiente escolar – momento para dialogar sobre a importância do respeito pelo colega e por suas características físicas e outros que envolvem sua experiência ou rendimentos escolares, ou seja, o momento poderá ser aproveitado para debater o potencial criativo de cada um para ajudar sua escola e sua cidade. Mostrar reportagens por meio de revistas e jornais que abordam a violência escolar – dialogar e questionar sobre as formas para combatê-la;


*Passo importante: para dar continuidade ao projeto educativo: organizar o calendário de compromissos sociais. O educador poderá propor a confecção de uma maquete para apresentar uma escola cidadã, entregando materiais diversos: papelão, cola branca, restos de tecidos, restos de madeira e outros que destacam a importância da reciclagem do lixo na escola para os alunos cidadãos – e assim, continuar debatendo ideias e ações educativas para melhorar o meio de convivência humana na escola.


4ª atividade: Fazer um piquenique eco-legal para abordar a importância da alimentação saudável e da amizade - Reunir as crianças para compartilharem as frutas e as mensagens que inserem o respeito pelo colega e pela preservação de sua cidade. Organizar um mural para colar o nome das frutas e dos textos que poderão ser produzidos para socializarem a importância dos conhecimentos de Geografia, Matemática, Português, Ciências e outras disciplinas.


*Durante o piquenique da fruta, discutir juntamente com os alunos a importância das regras sociais – “por favor”, “licença”, “obrigada” e outros que existem para moralizar os espaços de convivência humana nos hospitais, nos lares, nas escolas e outras que poderão ser mencionadas durante todo o ano letivo/.


5ª atividade: Carta da Terra para crianças – Utilizar o documento que foi aprovado numa reunião de ambientalistas no ano de 1992 para discutir os princípios da cidadania planetária com os alunos. Acesse: Carta da Terra: http://www.ecopedagogia.bio.br/index.php/2012-04-04-16-17-48/bau-de-ideias/146-carta-da-terra-bere-adams (A Carta da Terra foi adaptada por Berenice Adams)

Site Apoema: http://www.apoema.com.br/


*Depois, montar grupos com 4 alunos para escrever e desenhar as riquezas do planeta Terra para serem conquistas por todos os alunos, independentemente de suas diferenças culturais, religiosas, econômicas etc. Por último, pedir para cada aluno comentar sua construção política e social a fim de ajudar o meio ambiente e todos que vivem nele;


6ª atividade: Brincar de karaokê com os alunos – selecionar músicas

(http://www.youtube.com/watch?v=--2Ialz8lT8/Turminha do Tio Marcelo)/ http://www.youtube.com/user/palavracantadatube?feature=watch / Canal Palavra Cantada –músicas que valorizam o homem e o meio ambiente – os sons poderão ser explorados para ensinar conteúdos de Artes, Português, Ciências, etc.

Para saber mais:


Links/Política Nacional Educação Inclusiva


http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/42377/politica-nacional-de-educacao-inclusiva


Cartilhas/Pdf:


http://www.sorri.com.br/sites/default/files/Cartilha%20-%20A%20hora%20e%20a%20vez%20da%20familia%20-%20SORRI-BRASIL.pdf (A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva)


http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf (Portal de Ajudas Técnicas para educação – materiais pedagógicos )


Sites para a pesquisa sobre o assunto: Inclusão Escolar:


* http://www.deficienteciente.com.br/
* http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/


Atividades para trabalhar inclusão escolar:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38670
http://www.atividadeseducativas.com.br/
http://www.smartkids.com.br/especiais/inclusao-social.html

http://www.mobilizacaosocial.com.br/page/educacao-especial

Aplicativo Hand Talk/Hugo/Libras: Clique

Powered by Bullraider.com
Joomla 2.5 Templates designed by Textildruck